Top Ad unit 730 × 90

Image and video hosting by TinyPic

Últimas Notícias

Destaque

Obra dos seis piscinões do Rio Ipitanga já foi licitada





O projeto de amortecimento de enchentes no rio Ipitanga, revelado na edição 176, da revista Vilas Magazine, em setembro de 2013 (dir.) , há quatro anos – poderá sair do papel em breve. De acordo com a prefeita Moema Gramacho (PT), a obra já foi licitada e será executada pala Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), com recursos de mais de R$ 180 milhões do Governo Federal.

Uma área total de mais de 500 mil metros quadrados em Lauro de Freitas e Salvador foi declarada de utilidade pública pelo governo da Bahia em junho de 2014 para abrigar 18 áreas destinadas à construção de parques-reservatórios. A declaração de utilidade pública antecede a desapropriação onde for necessário.

De acordo com o edital de pré-qualificação da Conder de quatro anos atrás, o Ipitanga e dois dos seus principais afluentes vão ganhar um parque linear e seis parques isolados, que devem contar com mobiliário urbano em concreto, quadras polivalentes e campos de futebol, ciclovias e pistas para caminhada. Um dos parques estará em Lauro de Freitas, três no limite com Salvador e outros dois logo após a represa Ipitanga 1, em Cassange e São Cristóvão.

Os parques servirão como “reservatório de amortecimento de cheias”, popularmente conhecido como piscinão – uma solução de combate a enchentes aplicada no país desde os anos 90. A função da estrutura é armazenar temporariamente um eventual excesso de águas pluviais, evitando o transbordamento de cursos d’água.

As obras fazem parte de um pacote mais amplo, que visa também ampliar a capacidade de escoamento do Ipitanga, numa tentativa de eliminar os alagamentos que atingem vários bairros da cidade a cada chuva mais intensa.


Todo o trecho do rio Ipitanga entre a segunda ponte da Estrada do Coco e o rio Joanes terá a calha ampliada pelo desassoreamento do leito. O projeto previa também grandes bueiros de 2,2m na altura do Km 3,5 – onde poderá ser construída mais uma estação do metrô. Além disso, seis canais de macrodrenagem seriam construídos ou ampliados, incluindo o Caji da Urbis, Jardim dos Pássaros e Santa Júlia, Jaraguá e Horto, Lagoa dos Patos e Fazendão.

PARQUES

Um dos maiores parques previstos seria o Rosa dos Ventos, que ocupará a área em frente à cabeceira da pista do aeroporto internacional, na Estrada do Coco, ao longo de um trecho de 450 metros do Ipitanga e que receberá o terceiro piscinão dos seis que serão construídos.

O primeiro será no futuro Parque Sítio das Palmeiras, em Cassange, Salvador, nas imediações da avenida Aliomar Baleeiro. O segundo será construído no Parque Beira Rio, no bairro do Parque São Cristóvão, 700m a jusante do reservatório anterior.

Já em Lauro de Freitas, o quarto reservatório estará situado no Parque Alameda dos Ingazeiros, que incluirá a maior parte da área entre a via alternativa e a avenida Dois de Julho, início da futura via expressa para a praia de Ipitanga. O Alameda dos Ingazeiros começa 2,5 Km depois do Rosa dos Ventos e segue até a parte de trás do ginásio municipal de esportes e Restaurante Popular.

Embora a maior parte do trecho esteja efetivamente incorporado a Lauro de Freitas, ainda é formalmente território de Salvador, assim como o Parque da Mata, ao longo de um trecho do rio Itinga, a cerca de 1,8 km a montante do Ipitanga. Ali seria construído o quinto reservatório de amortecimento.

O sexto e último ocupará uma grande área das margens do rio Caji-Picuaia, a cerca de 1 Km a montante do Ipitanga, entre Vida Nova e o Caji- Caixa d’Água. Virá a ser o Parque das Águas.

Para a prefeita, além da oferta de novas áreas de lazer em tempos de estiagem, outro benefício dos reservatórios é a facilidade da limpeza dos sedimentos e do lixo carreados pelas águas de chuva, que acabarão concentrados em um único ponto. O custo de canalização da vazão das águas também fica reduzido, em comparação com outras soluções.


Por Redação Vilas Magazine
Obra dos seis piscinões do Rio Ipitanga já foi licitada Reviewed by Renata Ferrari on terça-feira, setembro 05, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados LFTV © 2017
Powered By Studio Q16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.