Top Ad unit 730 × 90

Image and video hosting by TinyPic

Últimas Notícias

Destaque

Em audiência pública, prefeita incentiva luta das mulheres por mais direitos


O ciclo de audiências públicas para construção do Plano Municipal de Políticas para Mulheres de Lauro de Freitas terminou na quinta-feira (31). Foram cinco encontros realizados em diferentes bairros para ouvir as mulheres do município. Recebida com aplausos e considerada pelas participantes exemplo e inspiração a prefeita Moema Gramacho participou da atividade e deu sua contribuição para o processo.

“Fiquei feliz em saber que as mulheres de Lauro de Freitas tem compromisso com o debate da questão de gênero, com a busca pela garantia dos direitos e pelo emponderamento. A mulher tem capacidade pra atuar onde ela quiser da maneira que quiser. Tudo é uma questão de oportunidade e é isso que o plano vem garantir”.

Lauro de Freitas foi o primeiro município no Brasil a criar uma Secretaria de Politicas para Mulheres. Passando pelo eixo temático que discutia a participação da mulher nos espaços de poder Moema falou da necessidade das mulheres conquistarem mais direitos. “Poder participar das decisões políticas e assumir cargos de gestão é mais uma forma de dizer "nós podemos".

Assim como as outras audiências, a última que aconteceu na Escola Municipal Dois de Julho trabalhou com a discussão de dez eixos abordando temáticas como autonomia econômica, combate a várias formas de violência e gênero e desenvolvimento sustentável. Um diferencial desta audiência foi a presença e participação ativa de homens em todas as salas de debate.

“Precisamos respeitar as mulheres cada vez mais e sua autonomia nas decisões. Os homens não podem impor suas vontades à mulher em nenhum aspecto”, destacou Edelmi Oliveira que enfatizou a importância de todos os homens terem conhecimento sobre os direitos das mulheres.

Para a Secretária de Políticas para as Mulheres de Lauro de Freitas Bárbara Chaves essa última audiência foi reflexo da construção que vem acontecendo para elaboração do I Plano Municipal de Políticas para Mulheres. “Por todas as regiões que passamos tivemos a participação ativa das mulheres da comunidade. Isso nos dá a certeza das propostas do plano estarem de acordo com o que precisam as munícipes”.

Moradora de Itinga, Edileusa Correa deu um testemunho de uma violência doméstica que sofreu na infância. “É muito importante que haja esses espaços onde as mulheres possam buscar refúgio e ter voz para dizer o que é melhor pra nós. Quando fui abusada sofri repressão e não tive a quem recorrer. Hoje me coloco a disposição para contribuir como voluntária com a SPM e levar seu exemplo para que outras mulheres não sejam reprimidas como eu fui”.

As propostas demandadas das audiências serão sistematizadas pela equipe da SPM em parceria com o Conselho Municipal de Defesa da Mulher de Lauro de Freitas para, posteriormente, serem encaminhadas para análise e aprovação da Câmara Municipal do município.

Fonte: ASCOM PMLF

Em audiência pública, prefeita incentiva luta das mulheres por mais direitos Reviewed by Renata Ferrari on segunda-feira, setembro 04, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados LFTV © 2017
Powered By Studio Q16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.