Top Ad unit 730 × 90

Image and video hosting by TinyPic

Últimas Notícias

Destaque

Mutirão da Defensoria Pública atendeu 250 pessoas em Lauro de Freitas


“Há meses tento conseguir esse teste de paternidade . É maravilhoso poder fazer isso aqui, hoje, em meu bairro. Agora terei o reconhecimento da minha filha e no registro dela constará o nome do pai”, comemorou a dona de casa Milene Cruz, 22 anos. Assim como ela, mais de 250 pessoas foram atendidas no Mutirão da Defensoria Pública (DF) nesta quinta-feira (24), no Espaço Cidadão, na Itinga. A ação, realizada em Lauro de Freitas em parceira com a Prefeitura Municipal, também aborda até o final de agosto a campanha “Sou pai responsável” com foco na conscientização da paternidade.

A força tarefa contou com o apoio de oito defensores. Além das orientações jurídicas, a população também pôde realizar agendamentos para atendimento presencial na unidade sede da Defensoria em Lauro de Freitas, localizada na avenida Pastor Renato Cunha, no Centro (Beira Rio). “Os casos são muito variados. A procura aqui em Lauro de Freitas foi grande, tanto que colocamos mais trinta vagas para atendimento para não deixar que as pessoas saíssem sem orientação jurídica ou encaminhamentos”, explica a coordenadora regional da DF da Bahia, Soraia Ramos.

Um dos casos emocionou a prefeita Moema Gramacho, durante sua visita ao Mutirão. Um casal de avós buscou a Defensoria para realizar o exame de DNA do neto. O pai morreu antes do nascimento e eles querem ajudar a cuidar da criança. “Essa ação da defensoria é muito importante e tem um alcance social enorme. Sempre atuei para a valorização dos defensores públicos e fico muito orgulhosa da ação que realizam, ajudando as pessoas a resolverem problemas que estavam pendentes”, destacou.

Para a socióloga e ouvidora geral da Defensoria Pública, Vilma Reis, a vinda do mutirão para Lauro de Freitas faz parte da construção de um novo momento político que a cidade vive. “Atribuímos o sucesso desta ação ao retorno das políticas públicas com acesso da população ao que lhe é de direito. A gestão de Moema tem essa identidade e as pessoas estão se empoderando, se reconhecendo enquanto atores fundamentais nesse processo”, disse. O defensor Gilmar Bittencurt, completou “este momento que vivenciamos hoje foi uma solicitação que emanou dos movimentos sociais durante nossas reuniões nos bairros, nas associações”, pontuou.

Além da estrutura da DF, o Conselho da Mulher, Centro de Referência Lélia Gonzalez, Conselho do Idoso e a Comissão de Transporte também prestaram atendimento no local. “Nós demos orientações, entre elas a aquisição de passes para idosos e deficientes físicos”, destacou a conselheira Silvana Santos.

O mutirão é itinerante e visita periodicamente cidades de todo o estado. A próxima a sediar a ação será Dias D´Ávila. Para receber atendimento é necessário está com RG e CPF em mãos, além de toda documentação referente a entrada de processos ou pesquisa jurídica.

Fonte: ASCOM PMLF

Mutirão da Defensoria Pública atendeu 250 pessoas em Lauro de Freitas Reviewed by Renata Ferrari on sexta-feira, agosto 25, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados LFTV © 2017
Powered By Studio Q16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.