Top Ad unit 730 × 90

Image and video hosting by TinyPic

Últimas Notícias

Destaque

Demanda supera expectativa e triagem para mutirão de cirurgias é prorrogada em Lauro de Freitas



Com uma bem montada estrutura, foi iniciada nesta quarta-feira (2) a triagem para o Mutirão de Cirurgias em Lauro de Freitas. Antes mesmo das 7h, horário marcado para o início da ação, mais de duas mil pessoas já aguardavam para ser atendidas nas tendas armadas no estacionamento do Restaurante Popular. Rapidamente, as equipes das secretarias do Estado e da Prefeitura, distribuíram senhas e iniciaram as pré-consultas para avaliar cada caso.

Além das pessoas cadastradas previamente, a demanda espontânea superou a expectativa, mas todos foram tranquilizados pela organização do Mutirão. O período de triagem que se encerraria na sexta-feira (4) foi ampliado para o sábado (5). Serão atendidas 240 pessoas por dia. Caso esse período não contemplem a todos que comparecerem ao mutirão a triagem será retomada nos dias 24 e 25 de agosto.

“Nós iremos dar conta de toda demanda apresentada pelo mutirão no município. O governador Rui Costa tem o compromisso de atender toda a população e garantir um fluxo que permita que, principalmente as mulheres que estão sofrendo há vários anos, possam ter seu problema resolvido”, garantiu o secretário estadual de Saúde Fábio Vilas Boas.

No mutirão serão realizadas cirurgias de hérnia (umbilical, epigástrica e inguinal), histerectomia total (útero) e colecistectomia (vesícula). A cirurgia será realizada no Hospital Dia Jorge Novis, reaberto na semana passada. Os pacientes receberão todos os medicamentos necessários para o período pós-operatório e terão à disposição um veículo para levá-los de volta para casa após o procedimento.

No local da triagem desde o início dos trabalhos orientando as últimas providências e ouvindo a população, a prefeita Moema Gramacho destacou a importância da parceria com o governo do Estado para melhorar a saúde no município. “Esse mutirão teve um olhar carinhoso da nossa primeira dama, presidenta das Voluntárias Sociais, Aline Peixoto, e do governador Rui Costa. Estamos firme nessa parceria não só para o mutirão, mas para outros benefícios que estão chegando, como o Hospital Metropolitano e a Policlínica”.

Enfermeira de formação, Aline Peixoto é a idealizadora do mutirão. “Sempre quis ter a oportunidade de ajudar aos que mais precisam. O Mutirão de Cirurgias foi sonhado e planejado em cada detalhe. Estudamos as necessidades de cada cidade da Bahia, na nossa luta para reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou.

Lauro de Freitas poderá ultrapassar o número de 900 cirurgias caso a demanda dos próximos dias se mantenha igual ao desta quarta-feira. É necessário que os pacientes apresentem solicitação médica e resultados de exames de glicemia, hemograma completo, uréia, creatinina, coagulograma, TAP, TTPA para realizar a triagem. Estando apto o paciente já sai com data agendada para cirurgia, que serão realizadas a partir do dia 8 de agosto.

Esperando há três anos para fazer cirurgia de vesícula, Tatiana Silva estava ansiosa para finalizar a triagem e marcar a data do procedimento. “Estávamos precisando desse mutirão. Agora é pedir a Deus que tome conta de tudo e que corra tudo bem”. A paciente estava aguardando para realizar a ultrassonografia, um dos exames pré-operatórios assim como o eletrocardiograma. No caso de pacientes acima de 45 anos é necessário também Raio X.

Para quem não tinha com quem deixar os filhos, um espaço de recreação foi montado para as crianças, com contação de história e muitas brincadeiras.

O secretário de Saúde de Lauro de Freitas fez uma avaliação positiva do primeiro dia do mutirão. “É o resultado de dois meses de trabalho em prol desta ação. Nós estamos unindo esforços para melhorar a saúde do município e a realização do mutirão na cidade é um dos resultados da nossa luta”.

Visita ao Jorge Novis

Acompanhada da prefeita Moema Gramacho, a primeira dama Aline Peixoto visitou as instalações do Hospital Dia Jorge Novis que foi preparado para realizar as cirurgias demandadas do mutirão. Reaberto no dia de 26 de julho, o hospital dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização dos procedimentos, além de um laboratório central de análises clínicas.

Nesta quarta-feira, no momento em que a comitiva visitava o hospital, mais dois novos equipamentos foram entregues na unidade - um desfibrilador e um carrinho de anestesia. Enquanto as cirurgias do mutirão não começam os funcionários estão passando por capacitações para oferecer à comunidade um atendimento qualificado e humanizado.

O mutirão de cirurgias é uma ação do Governo do Bahia, executado pela Secretaria Estadual de Saúde. O programa já atendeu a população de mais de cem municípios segundo Aline Peixoto, e a meta é realizar cerca de 20 mil cirurgias.

Fonte: ASCOM PMLF


Demanda supera expectativa e triagem para mutirão de cirurgias é prorrogada em Lauro de Freitas Reviewed by Renata Ferrari on quinta-feira, agosto 03, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados LFTV © 2017
Powered By Studio Q16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.